Morte das Estrelas
O estado final de uma estrela decorre como uma gigante vermelha, porém a sua morte depende decisivamente da massa que ela possui. Deste modo a estrela pode terminar a sua vida pacificamente como uma anã branca,ou , se tem massa maior, pode chegar a ser (depois de uma supernova) uma estrela de neutrões, ou ainda, em um caso extremo, converter-se em buraco negro. O que se sempre ocorre é que a estrela de algum modo de se desfaz de parte do seu material, formando as chamadas nubelosas planetárias, ou de outro modo liberta violentamente eu sei material para exterior mediante uma supernova.
-
Anã Branca
A anã branca, forma-se a partir de uma gigante vermelha, em que a região central desta contrai-se e expulsa para espaço camadas externas.No interior forma-se uma anã branca com uma densidade muito elevada, com tamanho semelhante á do sol.
-
Supernova
As estrelas de maior massa depois de converter o seu hidrogénio, queimam os componentes restantes para formar elementos mais pesados, como o carbono, magnésio e ferro. Seguidamente a estrela colapsa, desmoronando-se a si mesma. A estrela contrai-se aumentando a densidade do centro, e devido á resistência da matéria, as camadas externas caiem para o interior da estrela fazendo ricochete no centro. Ocorre assim uma grande explosão que destroi a estrela. A isto chama-se uma supernova.
O núcleo da estrela que sobra após a explosão, se transforma geralmente em uma anã branca dependendo da sua massa.
-
Estrela de neutrões
Quando a estrela ultrapassa o limite de 1.4 massas solares a matéria se comprime ainda mais que em uma anã branca. Nesse momento os electrões dos seus atomos colidem com os protões que são absorvidos formando um neutrão.Nesse momento a estrela volta a ser uma de neutrões .
-
Buraco Negro
Forma-se a partir de uma supernova, quando o núcleo apresenta uma massa duas vezes maiores que o sol. Ocorre uma grande explosão em que a gravidade não pode ser contrabalançada de nenhum modo, formando-se assim um buraco negro